Instituto Inhotim realiza a primeira edição da feira “Experiência Brumadinho” neste sábado (26) 6zf6w

0
648

O Instituto Inhotim estreia, neste sábado (26), a primeira edição da “Experiência Brumadinho”, feira inédita que a a integrar a programação oficial do museu ao longo de 2025. Com o objetivo de valorizar a cultura local, promover a geração de renda e aproximar a comunidade dos visitantes, o evento será realizado a partir das 10h, no Espaço Igrejinha.

A feira propõe um diálogo com a programação do museu e estreia no mesmo dia da inauguração da nova exposição da Galeria Claudia Andujar, que a a agregar ao seu nome o termo Maxita Yano – “casa de terra”, na língua Yanomami. A mostra reúne trabalhos de 22 artistas indígenas da América do Sul, abordando temas como ativismo, luta dos povos originários, imagem, fotografia e alianças culturais.

Para a “Experiência Brumadinho”, uma convocatória aberta recebeu 120 inscrições e selecionou 60 expositores, que se revezarão ao longo das seis edições previstas para o ano. “Dividimos a seleção em duas categorias: a experiência artística, que abrange trabalhos artesanais como crochê, escultura, design, vestuário, entre outros; e o Mercado Brumadinho, dedicado à gastronomia artesanal, como queijos, compotas e geleias”, explica João Paulo Andrade, gerente de Educação do Inhotim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira edição contará com 15 expositores que representam a diversidade criativa de Brumadinho. Entre os destaques estão o Ateliê Art’comGRAÇA, do bairro Córrego do Feijão, que leva peças de crochê, kokedamas e plantas ornamentais; a Aldeia Arapowã Kakyá, do povo Xucuru Kariri, que apresenta artesanato indígena; e Antônio Maia, com esculturas feitas a partir de galhos e madeiras descartadas.

O Aprisco Chèvrèmon destaca o pioneirismo do pão de queijo feito com leite de cabra, enquanto a artista visual Camilla Brandão Aubaud expõe trabalhos que exploram texturas, memórias e elementos naturais. O Coletivo de Ceramistas de Piedade do Paraopeba, majoritariamente feminino, apresenta peças que ressignificam materiais recicláveis.

Derby Nacaratto leva brinquedos e objetos lúdicos em madeira, Edmauro Alvarenga expõe criações artesanais de Casa Branca, e a ceramista Erli Fantini, referência nacional, marca presença com obras que aliam técnica e expressão artística. As marcas Especiarias Casa Branca e Essência Dumato apresentam, respectivamente, temperos artesanais e velas feitas com ingredientes naturais.

Outros participantes incluem a artesã indígena Ione Araújo, da Aldeia Naô Xohã Pataxó; a Fazenda Aurora, que oferece quitandas e doces com práticas sustentáveis; a artista Lorena Mascarenhas, com experiência em exposições internacionais; e Magda Cardoso, do Atelier Cores do Vale, que utiliza pigmentos naturais para a criação de tecidos.

Mais do que uma feira, a “Experiência Brumadinho” se consolida como uma plataforma de visibilidade para os saberes locais, conectando-se com outros eventos do museu, como o Festival Jardim Sonoro e a Semana de Museus.

A iniciativa conta com a Vale como mantenedora master, além de parcerias e patrocínios da Nubank, Shell e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.


Experiência Brumadinho 2025

Daniela Paoliello
Daniela Paoliello


Data: 26 de abril de 2025, a partir das 10h
Local: Espaço Igrejinha – Instituto Inhotim
Mais informações: www.inhotim.org.br

Instituto Inhotim – Informações gerais
Horários de visitação:
De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Nos meses de janeiro e julho, também às terças-feiras.

Entrada:
Inteira: R$ 60 | Meia-entrada: R$ 30
Confira regras de meia-entrada no site do Inhotim.

Entrada gratuita:
Todas as quartas-feiras; último domingo do mês; moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; crianças de 0 a 5 anos; patronos, patrocinadores e instituições parceiras.

Localização:
Brumadinho/MG – o pelo km 500 da BR-381 (sentido BH/SP) ou pela BR-040 (sentido BH/RJ).