Igarapé Bem Temperado abre temporada de festivais gastronômicos na região na próxima semana 1t3i68

0
1070
Carlos Stan

Entre os dias 22 e 25 de maio, a Praça Miguel Henriques, no Centro de Igarapé, será transformada em um verdadeiro polo de sabores, aromas e tradições. A 17ª edição do Festival Gastronômico Igarapé Bem Temperado marca o início da temporada de eventos culinários na região e promete encantar o público com mais de 40 opções de receitas típicas da cozinha mineira, apresentações musicais e atividades culturais.

O festival reúne mestres e mestras da culinária raiz, que compartilham suas receitas e histórias em uma programação que contempla desde pratos principais até quitutes como bolinhos recheados, doces, licores e geleias artesanais. Os pratos principais serão vendidos a partir de R$ 40, enquanto os demais itens têm preços a partir de R$ 8.

Além da gastronomia, o evento oferece uma curadoria musical que valoriza gêneros como choro, samba, bossa nova e MPB, com apresentações diárias no Coreto da praça. A programação inclui ainda workshops, oficinas, atividades para crianças e bate-papos sobre a cultura alimentar dos quintais, promovendo a integração entre tradição, arte e conhecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa da organização é atrair cerca de 30 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento, impulsionando o comércio local e contribuindo para o fortalecimento da economia e do turismo na cidade.

A realização do festival conta com o apoio da Prefeitura de Igarapé e de empresas locais e regionais, com patrocínio da FORNAC por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A programação inclui momentos de memória culinária com mestras locais, oficinas infantis, degustações conduzidas por chefs renomados e apresentações de grupos musicais da cidade e da região.

17º Festival Gastronômico Igarapé Bem Temperado
📍 Praça Miguel Henriques – Centro de Igarapé
📅 22 a 25 de maio de 2025
⏰ Quinta e sexta: 18h às 23h40 | Sábado: 10h às 23h40 | Domingo: 9h às 18h
Entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA E CULTURAL:

QUINTA-FEIRA, 22 de maio – 18h às 23h40

18hSolenidade de abertura com presença de autoridades, apoiadores e patrocinador, comissão organizadora do festival e chefs convidados. Local: Coreto da Praça Miguel Henriques.

19h Momento Memória Culinária com Maria Helena Rezende. Acompanhando o Igarapé Bem Temperado desde as primeiras edições, seguidora da tradição da cozinha das mestras, Maria Helena irá ensinar uma receita de compota de doce de casca de mexerica e conversar com o público sobre a tradição das mestras. Local: Espaço Cozinha Show.

20h – Workshop Degustação com Izabela Rocha, chef do Restaurante Bodega, Bonfim/MG. Apaixonada por gastronomia, Izabela vive o sonho de cozinhar em sua terra natal, encantando quem vai a seu charmoso restaurante, fazendo uma cozinha atual sem perder a referência da mineiridade. Receita: Pato ao molho de mexerica e arroz caldoso com maria-nica e serralha. Local: Espaço Cozinha Show.

21h30 – Show com o Grupo Couro e Corda – Grupo musical composto pelo músico Sérgio Rangel “Chuchu” e seus filhos Otávio Rangel e Túlio Rangel. Sucessos da música popular brasileira.
Local: Coreto da Praça Miguel Henriques.

23h40 – Encerramento do primeiro dia do festival.

SEXTA-FEIRA, 23 DE MAIO – 18h às 23h40

18h – Workshop Degustação com Mestra Beth dos Licores. Em um quintal com mais de 20 lotes plantados pelas suas próprias mãos, Beth, colhe dezenas de frutas, ervas e condimentos com os quais prepara artesanalmente inúmeros produtos especiais, como seus famosos licores, que já são mais de 20 sabores. E para contar um pouco de sua história culinária, Beth irá preparar a receita de Geleia de Hibisco no Festival. Local: Espaço Cozinha Show.

19h30 – Workshop Degustação com o chef Reinaldo Mendes. Após se render ao mundo da gastronomia, Reinaldo deixou para trás a sala de aula e acaba de inaugurar mais um bistrô. Depois do sucesso da @casadoreibistro em São Joaquim de Bicas, agora está também em Igarapé com o charmoso @guisadogastronomia. Receita: Tostadinha de Pão de Queijo Deitado com Pedacinho de Minas (lâmina de pão de queijo tostada, creme de queijo, vinagrete de goiaba com cubinhos de goiabada e carne de lata desfiada). Local: Espaço Cozinha Show.

21h30Show musical com Juarez e Banda. Pop Rock Nacional e sucessos da MPB. Local: Coreto da Praça Miguel Henriques.

23h40 Encerramento do segundo dia do festival.

SÁBADO, 24 DE MAIO – 10h às 23h40

10hCafé com quitandas nos estandes das quitandeiras e degustação de chás dos quintais, preparo e degustação de receitas de forno e fogão a lenha com Mestras da Culinária, participação especial de Mestra Dolores Henriques. Local: Espaço Cozinha Show.

11h – Oficina de culinária infantil – com a chef Simone Lopes, cortesia do Hotel Fazenda Vale Amanhecer, com participação da recreadora Tia Minhoca – Receita: rosquinha de coco. OBS.: serão 40 vagas, para crianças de 6 a 12 anos. As inscrições acontecem pela ordem de chegada, no próprio local, 30 minutos antes da oficina. Toda criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável legal. Local: Espaço Cozinha Show.

13h – Workshop Degustação com a chef Hellen Campos. Desde 2022 a frente do curso de Cozinha Profissional, oferecido para comunidade, gratuitamente por meio de uma parceria do SENAC com a Prefeitura de Igarapé, Helen já formou mais de 60 cozinheiros e, chega ao Igarapé Bem Temperado, acompanhada de alguns de seus alunos para cozinhar e promover a importância da qualificação de profissionais da alimentação para o desenvolvimento do turismo na cidade. Local: Cozinha Show.

13h30Banda Municipal de Igarapé. ando por estilos musicais como o axé, sertanejo, rock e baião, a banda de instrumentos de sopro, regida pelo maestro Júlio Mendonça, sempre encanta o público com suas apresentações, relembrando clássicos da música brasileira e sucessos internacionais. Local: Coreto da Praça Miguel Henriques da Silva.

14hMomento Memória Culinária com Mestra Maria do Sindicato. Participando desde o início do Igarapé Bem Temperado, grande conhecedora da nossa cozinha antiga, Dona Maria irá falar da riqueza dos quintais para nossa cozinha e ensinar uma receita de broa de cará barbado utilizando o antigo fermento de fubá feito na cabaça. Local: Espaço Cozinha Show.

15hShow musical com Vanderli & Vilmar. Interpretação de sucessos da música caipira raiz. Local: Coreto da Praça Miguel Henriques.

16hWorkshop Degustação com o chef e confeiteiro Ueslei Henriques. Graduado em gastronomia, Ueslei é vencedor do reality “Que seja Doce”, do Canal GNT e proprietário do Café Rosa Gourmet, em Igarapé. Com mais de 200 mil seguidores, Ueslei ensina a arte da confeitaria, em seus canais de internet, para mais de 500 alunos, conectados de diferentes regiões do Brasil e do Mundo. Receita: Pavê de queijo com goiabada quente e crocante de fubá. Local: Espaço Cozinha Show.

19h30 – Workshop degustação com o Mestre de Charcutaria Dílson Fantini – Belo Horizonte. Grande conhecedor da verdadeira arte culinária da maturação de carnes especiais, Mestre Fantini irá executar o ritual da laminação de seu magnífico pernil defumado e conversar com o público sobre essa nobre arte culinária. Local: Espaço Cozinha Show.

22h – Show com Rafaela Flausino e Banda. Artista reconhecida na região pela sua voz singular e sua contagiante interpretação de sucessos da MPB e do Pop Rock Nacional, se apresenta pela segunda vez no IBT. Local: Coreto da Praça Miguel Henriques.

23h40 – Encerramento do terceiro dia do festival.

DOMINGO 25 DE MAIO – 9h às 18h

09h – Abertura do quarto dia do Festival com apresentação do Grupo Congo do Vale.Mestre Jorginho comanda jovens e adultos em um espetáculo de percussão e cantos da cultura popular afrodescendente. Local: Coreto da Praça Miguel Henriques da Silva.

10hMomento Memória Culinária, participação especial das Mestras Lucília Santos, Luzia e Efigênia, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais com estas três importantes guardiãs da tradição da cozinha que vem dos quintais. Local: Espaço Cozinha Show.

13h30Show com a Banda Invisível. Formada por artistas de Igarapé, a Banda Invisível se apresenta satirizando conhecidas canções brasileiras. Desconstruindo gêneros musicais como o brega, romântico e até o sertanejo. O show da rapaziada é uma divertida farra entre amigos, amantes do bom e velho Rock’n’roll. Local: Coreto da Praça Miguel Henriques.

14h – Quintais e Cozinhas das Mestras, bate-papo com a geógrafa Sandra Nunes Braga. Membro do Conselho Municipal de Cultura, acompanhando a trajetória do Festival desde as primeiras edições, Sandra é uma grande defensora da tradição da nossa cozinha. Em sua apresentação, irá preparar sucos com ervas dos quintais e falar sobre a importância da preservação dos quintais produtivos para a salvaguarda da cultura alimentar tradicional. Local: Espaço Cozinha Show.

15h – Momento Memória Culinária, com participação de Mestra Lúcia Silva. Participando do Igarapé Bem Temperado desde 2022, Lúcia é a prova de que a tradição da cozinha que vem dos quintais prossegue vigorosa. Com diferença de três gerações das metras pioneiras do IBT, Lúcia é uma das cozinheiras de Igarapé que mais vemos semelhanças com o legado defendido pelas cozinheiras pioneiras do Festival. E para falar um pouco de sua história, ela irá preparar o tradicional Arroz Doce, essa nossa sobremesa tão apreciada e estrela no ado das festas e celebrações. Local: Espaço Cozinha Show.

15h40 – Show musical com o Clube do Choro de Betim, reinterpretação de clássicos do choro e samba-canção. Local: Coreto da Praça Miguel Henriques.

18h Encerramento da programação dos 4 dias do 17º Igarapé Bem Temperado 2025.