Governo de Minas anuncia sexta edição do projeto Trilhas de Futuro e divulga cursos prioritários 5di67

0
1068
 
Adeilson Andrade / Arquivo

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou, no último sábado (15), a sexta edição do projeto Trilhas de Futuro. A iniciativa oferece gratuitamente cursos técnicos profissionalizantes alinhados às demandas do mercado de trabalho mineiro. A lista completa dos cursos priorizados já está disponível no Diário Oficial do Estado e também pode ser consultada neste link.

A seleção prévia dos cursos, realizada com base nas necessidades atuais do mercado em diversos municípios, será utilizada para orientar as instituições de ensino no credenciamento das vagas e na inscrição dos estudantes. O documento completo pode ser ado pelo Diário Oficial do Estado.

Segundo o vice-governador Mateus Simões, o Trilhas de Futuro representa uma importante porta de entrada ao mercado de trabalho para os jovens mineiros. “Anualmente, o Governo de Minas faz um levantamento detalhado das necessidades profissionais do estado para direcionar a oferta dos cursos. Dessa forma, aumentamos as chances de empregabilidade dos nossos estudantes”, destaca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais tempo para as instituições

A publicação do edital de credenciamento das instituições de ensino técnico está prevista para maio deste ano, permitindo às instituições maior prazo para organização e adequação às exigências da sexta edição do programa.

Nesta edição, as instituições poderão credenciar apenas os cursos já previstos na lista divulgada, garantindo maior sintonia entre as formações oferecidas e as necessidades reais do mercado mineiro.

As inscrições para estudantes interessados acontecerão no segundo semestre. “É importante que tanto as instituições quanto os estudantes acompanhem o cronograma e a lista de prioridades para garantir sua participação. Juntos, construiremos um futuro mais promissor”, afirma Mateus Simões.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Além da capacitação técnica, o Trilhas de Futuro contribui significativamente para o crescimento pessoal dos estudantes. O programa oferece uma ajuda de custo diária de R$ 20 para alimentação e transporte, mediante comprovação de frequência nas aulas.

Desde seu lançamento em 2021, o Trilhas de Futuro já capacitou cerca de 70 mil profissionais e, atualmente, atende mais de 108 mil estudantes. Ao todo, o governo mineiro já investiu mais de R$ 1,5 bilhão na iniciativa.